Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

A comunidade pede providências à Prefeitura de Blumenau quanto ao sistema viário do Bairro Ponta Aguda que coloca em alto risco motorias e pedestres diariamente

Para: Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Obras, Seterb, Secretaria de Desenvolvimento Urbano

A comunidade busca por meio desse abaixo assinado, sensibilizar o poder público, a Prefeitura Municipal de Blumenau, a Secretaria de Obras, de Planejamento e o Seterb quanto aos problemas viários no Bairro Ponta Aguda, que colocam em risco diariamente os moradores, estudantes e veículos que por ali circulam diariamente.

Os problemas se intensificam a cada dia, uma vez que o trânsito do bairro é congestionado e os motoristas buscam desviar suas rotas por caminhos alternativos e recuperar o tempo perdido. Desta forma, a região conhecida como Portal da Saxônia deixou de ser uma região tranquila, dando lugar a um transito agressivo, volumoso, sem o devido preparo de suas vias.

Dezenas ou mais de uma centena de acidentes já ocorreram na região nos últimos meses, em maioria leves, passando alheio ao conhecimento do poder público, a ausência de boletins de ocorrência.

O fato de serem acidentes leves, não elimina o risco até mesmo de morte devido às curvas perigosas, alta velocidade, paralelepípedos escorregadios, falta de sinalização ou sinalização inadequada, ausência de passeio, carros estacionados sobre o passeio, passeio estreito e irregular. Problemas estes agravados em dias chuvosos ou pelos motoristas e moradores que insistem em estacionar e parar seus carros em curvas ou locais com pouca visibilidade, ou ainda pelos apressadinhos que não conhecem os perigos da região.

Afim de ilustrar o problema, disponibilizamos em um local compartilhado uma série de vídeos que mostram um pouco dessa dificuldade, mas que não retrata o problema real enfrentado diariamente.

O que a comunidade pede com urgência:

1) Que o estacionamento seja proibido na Rua Nossa Senhora das Graças, em especial nas proximidades do número 350.
2) Que seja bem definida a preferencial da continuação da Rua Venezuela com a Rua Nossa Sra das Graças, uma vez que os motoristas que entram e saem da rua Suriname não respeitam a preferencial. A colocação de tartarugas, placas, e asfalto pintado pode ajudar nesse sentido.
3) Que seja colocado um redutor na saída da rua Suriname com a rua Hasselfeld, uma vez que motoristas tem saído da rua sem observar o trânsito.
4) Verificado a curva na qual foi inserido um guardrail (proteção) para evitar que carros subissem a calçada. Precisa de fato ser reduzido a velocidade nesta curva, na qual muitos acidentes aconteceram.
5) Melhorias no cruzamento na Rua Paraguai com a Rua República Argentina, no qual o mesmo está sempre bloqueado pelos motoristas e não há uma divisão nas faixas para organizar o trânsito entre quem quer ir a esquerda sentido centro, em frente cruzando a República, ou a direita.
6) Melhorar a sinalização, do cruzamento das ruas Venezuela, Bolívia, e Paraguai. Quem sai da rua Bolívia em maioria não para no cruzamento, ignorando a placa e cortando a frente dos veículos que tem preferência. A dificuldade de visualização por causa de muros e etc. prejudica ainda mais o cruzamento. Pede-se avaliar aplicar mão única e redutor de velocidade, pintura do asfalto, etc.
7) Fazer um estudo do fluxo de veículos no entorno do SENAC com o objetivo dar agilidade ao trânsito, uma vez que poucos carros são necessários para tornar a região caótica.

A pergunta que se faz é: Precisamos que uma criança seja gravemente ferida ou que algum acidente fatal ocorra para que tenhamos uma condição de trânsito mais segura na região?

Link para imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1xn0GbSA3kYzQQ565duIB93F5FQpo5ldL?usp=sharing


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

171 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.