http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR88682
Carta de Apoio
Para: SENAES / MTE
Carta de Apoio
Nós, mulheres dos empreendimentos de economia solidária, apoiamos a indicação da jovem nordestina Renata Pinho Studart Gomes para a chefia de projetos da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária / Ministério do Trabalho por seu compromisso com a participação social e trajetória profissional na construção e implementação de políticas públicas e execução de projetos. Renata entrou no campo da Economia Solidária a partir da luta por direitos humanos e justiça social e de agendas em defesa dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Trabalhou como Secretária Executiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos - CNDH tem forte experiência em articulação política de conferências é especialista em Políticas Públicas, com certificação internacional em gestão de projetos, trabalhou com a então Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário no monitoramento do PNDH-3 (terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos). Atuou com destaque nas questões de defensores dos direitos humanos ameaçados, assentados da reforma agrária, povos indígenas e comunidades tradicionais e quilombolas, gênero, discriminação racial, pessoas em situação de privação de liberdade, imigrantes, promoção da educação, seguridade social e soberania alimentar.
Para além da sua experiência no Executivo Federal, reconhecemos a importância do seu trabalho à frente da União Nacional das Organizações Cooperativas e Solidárias - Unicopas, no diálogo com integrantes de empreendimentos solidários e gestão de projetos, desde a sua concepção, implementação, adaptação e acompanhamento. Coordenou a realização, mesmo diante de todas as restrições impostas pela pandemia de covid-19, de significativos encontros regionais e nacionais de mulheres e juventudes e, ainda, ações de financiamento e apoio direto a cooperativas e associações da economia solidária. Renata tem desenvolvido seus trabalhos com abertura para diálogo, posicionamento firme, sensível e responsável, características fundamentais neste momento de reconstrução do país, consolidação do Estado Democrático de Direito e fortalecimento da Economia Popular e Solidária.
Assinamos: