http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR87427
Manifesto das Historiadoras e Historiadores com Edmilson Rodrigues 50
Para: Cidadãos de Belém do Pará
Quase sempre historiadoras e historiadores, em seu trabalho cotidiano de pesquisa, ensino e ou/extensão, seguem a máxima que diz que seu ofício é o de “lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer”.
Em outra escala, mas de modo parecido, há aqueles e aquelas que estabelecem como tarefa da sua profissão a escrita da História a contrapelo, de modo a interromper o “cortejo triunfal, em que os dominadores de hoje espezinham os corpos dos que estão prostrados no chão”.
Há momentos em que o tempo se acelera e aqueles que buscam narrar o passado são levados em um redemoinho de acontecimentos que lhes exige, em todos os níveis, educar/escrever/narrar para transformar ou, em outros termos, seguir aquele outro conselho, feito originalmente para os filósofos (mas que podemos tomar emprestado), de que temos “interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”.
Transformar é, também, não deixar a barbárie, o obscurantismo e a intolerância se tornarem a moeda corrente.
É não se omitir diante da multiplicação de filhos periféricos, de fronteira, do velho e tacanho fascismo de ontem e de hoje!
É tomar posição objetiva frente a uma disputa eleitoral onde o projeto de uma cidade para as pessoas, democrática, popular, de novas ideias enfrenta o projeto do ódio, da indústria de _fake news_, da velha política travestida de “patriotismo” e discursos moralistas.
Edmilson Rodrigues 50 representa hoje, como já demostrou em suas administrações do passado, a possibilidade de uma cidade com projeto de saúde, saneamento básico e geração de renda para todos e todas; incentivo às artes, à cultura e à educação; transporte público gratuito e de qualidade; planejamento urbano e cidade para pessoas. Representa, em resumo, a Belém democrática e popular.
A Belém Mairi!
A Belém Cabana!
A Belém Afro!
A Belém das Mulheres!
A Belém de oportunidade para as crianças e juventude!
A Belém de todas as Cores e todos os Amores!
A Belém Ver-O-Peso!
A Belém carimbó, samba, capoeira e boi-bumbá!
A Belém Povo!
A Belém gente! Feita de gente, para as pessoas, com amor!
Por tudo isso nós, historiadoras e historiadores, de todas as áreas, da educação e da pesquisa acadêmica, declaramos nosso apoio à candidatura dos professores Edmilson Rodrigues e Edilson Moura para a prefeitura de Belém!
O tempo urge e “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”: levantemo-nos para este movimento de defesa de uma cidade democrática, popular e para as pessoas!