http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR87242
NÃO A RETOMADA DAS AULAS
Para: Pais e alunos das redes públicas e particulares de ensino
Recentemente o Governador do Estado, Eduardo Leite, deixou sob responsabilidade dos municípios a retomada às aulas a partir do dia 31/08/2020.
Diante desta possibilidade muitos pais, estudantes, professores, servidores se demonstraram contrários volta às aulas durante a pandemia por entender que essa medida colocaria em risco a vida dos membros da comunidade escolar e de seus familiares, além de agravar ainda mais a crise sanitária no Brasil. Podemos tomar como exemplo a França, que de forma premeditada teve a volta às aulas mas, uma semana após a retomada teve que fecha 70 escolas novamente em função de novos casos da doença.
Muitas escolas nos municípios possuem inúmeros problemas em suas estruturas principalmente quanto a falta de espaço o que faria com que muitas pessoas ocupem o mesmo lugar gerando assim um aglomeração desnecessária.
As crianças não são imunes, e por serem em sua maioria assintomáticas, aumentam as chances de transmissão do vírus. Segundo levantamento recente da Fiocruz, 9,3 milhões de pessoas idosas ou com comorbidades convivem diretamente com crianças em idade escolar e aumentariam as chances de morte. Ademais, muitos dos trabalhadores da educação são do grupo de risco e não poderiam voltar ao trabalho presencial nessas condições.
A preocupação não é, nem nunca foi pedagógica. Os governos que não se importam com a vida, se importam muito menos com o aprendizado. O objetivo da volta às aulas é atender as necessidades do capital, ainda que tenham que arriscar vidas.
Por isso não seremos corresponsáveis por esta política criminosa, que vai expor a comunidade escolar e seus familiares à contaminação e ao risco de morte.
Defendemos também que durante esse período seja garantida a segurança alimentar dos estudantes e suas famílias, assim como os salários sem redução de direitos.