Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Convocação dos cadastros reservas do Concurso Público n.º C-218/SEMAS para fortalecer a gestão ambiental no Pará

Para: Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho

Nós, candidatos aprovados no Concurso Público n.º C-218/SEMAS, vimos por meio deste abaixo-assinado solicitar a Vossa Excelência a convocação dos cadastros reservas do referido certame.

O concurso público foi realizado em 2023 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), com o objetivo de prover 136 vagas imediatas e formar cadastro reserva para os cargos de nível médio e superior. Até o momento, foram convocados apenas os candidatos das vagas imediatas, deixando de fora os demais aprovados que aguardam ansiosamente pela nomeação.

Ressaltamos que o órgão ambiental está desde 2008 sem realizar concursos públicos e contém aproximadamente 70% de seu contingente de funcionários composto por funcionários temporários. Por isso, o órgão possui capacidade de absorver todos os cadastros reservas, garantindo assim a efetividade e a continuidade dos serviços prestados à sociedade.

Além disso, salientamos a importância dos últimos acontecimentos ambientais no Brasil e no Estado do Pará, que exigem uma atuação mais efetiva e qualificada do poder público na gestão ambiental. O Estado enfrenta graves problemas ambientais, como o desmatamento, as queimadas, a mineração ilegal, o tráfico de animais silvestres, entre outros, que comprometem a biodiversidade, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.

Destacamos também que o Pará será sede da COP 30 em 2025, um evento internacional que reunirá líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas e as metas para reduzir os impactos ambientais no planeta. O Brasil assumiu o compromisso de diminuir as emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030, em relação aos níveis de 2005, conforme o Acordo de Paris. Para isso, é fundamental que o Estado do Pará conte com um órgão ambiental fortalecido e capacitado para enfrentar os desafios e as pressões internacionais.

Diante do exposto, solicitamos a Vossa Excelência que atenda ao nosso pleito e convoque os cadastros reservas do Concurso Público n.º C-218/SEMAS, valorizando assim os profissionais que se dedicaram e se prepararam para ingressar no serviço público estadual e contribuir para a proteção e a conservação do meio ambiente no Pará.


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

182 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.