http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR84935
Prisão Preventiva para Presidente da Vale Já!
Para: Ministério Público Federal e Procuradoria-Geral da República
A sociedade exige com urgência a punição dos responsáveis da catástrofe de Brumadinho! A ordem pública e o entendimento de que a lei deve ser cumprida demandam a aplicação da prisão preventiva contra o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, Já!
À data de 30 de Janeiro estão já registrados 99 mortos e 259 desaparecidos após a tragédia provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em Brumadinho, a Vale provocou um gigantesco assassinato em série e o maior desastre ecológico dos últimos tempos no Brasil! É verdade que em relação à ecologia, o rompimento em Mariana, provocado pela mesma empresa, foi bem mais profundo.
Mas em relação à quantidade de vítimas, Brumadinho ultrapassou a marca sinistra deixada pela Vale na estrada do número de mortes praticamente dolosas, porque, mesmo não sendo praticadas com a intenção de matar, refletiram o desleixo que levou à tragédia.
Os investigadores do Ministério Público e da polícia estão a apurar se os documentos técnicos, feitos por empresas contratadas pela Vale e que atestavam a segurança da barragem que se rompeu, foram, de alguma maneira, fraudados. Também foram identificados cartões de crédito, computadores e extratos de contas bancárias no exterior.
Alguns engenheiros e funcionários foram já apreendidos pela força policial mas isso não chega! É inaceitável é que as atividades econômicas privatizem o lucro e deixem os custos da degradação ambiental para o resto da sociedade!
Exigimos a instauração de Ação Penal por crime ambiental e homicídio doloso contra o Presidente da Vale e sua prisão preventiva "em nome da ordem pública"!