Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Chega de ódio, pela democracia no Brasil e no mundo

Para: Apelo a todas as pessoas preocupadas com a situação social e política que se vive no Brasil

No próximo dia 28 de Outubro disputa-se a segunda volta das presidenciais no Brasil entre os candidatos Fernando Haddad e Jair Bolsonaro. Dizer basta ao ódio, ao medo e à violência tem de se fazer valer neste momento. É urgente reafirmar a democracia, a liberdade e os direitos humanos.

Não se trata de mais um acto eleitoral, assistimos ao sintoma de uma preocupante escalada de forças e movimentos de extrema-direita no mundo, em casos como Itália, Áustria, Hungria, Estados Unidos da América, citando apenas alguns.

Lançamos por isso um alerta para o sério risco de retrocessos sociais, ecológicos, políticos e humanos, que estão em jogo nas eleições brasileiras.

O Brasil está mergulhado numa crise complexa. Uma grave crise política e económica, uma crise de confiança nas instituições, uma crise de insegurança e uma crise ligada à corrupção. Apoiar Jair Bolsonaro - defensor da ditadura, da tortura e da violência - fará o Brasil descarrilar do caminho da democracia e seguir pelo da discriminação, autoritarismo e negação de qualquer debate sobre as vidas e rumo do país.

Não podemos aceitar que isto aconteça. Reconhecemos os laços, a memória e a dívida histórica que Portugal tem para com o Brasil. Abraçar esta crise como nossa é parte do processo que Portugal deve fazer, tendo em conta o seu passado colonial e as relações do presente.

Embora “fascismo” não seja uma palavra diretamente usada pelo candidato ou pelo seu partido (PSL), não faltam exemplos de posturas e afirmações da sua parte, que seriam consideradas crimes de ódio e de incitação à violência. Bolsonaro faz a apologia direta ao regresso da ditadura militar no Brasil, defende o armamento livre da sociedade e a venda em barda das reservas indígenas, elogia torturadores como o Coronel Ustra, proferiu inúmeras declarações contra negros, gays, mulheres e pobres.

Jair Bolsonaro não é apenas um nome e por isso foi chamado de o “coiso”, porque a sua política é de incitamento ao ódio coletivo e inominável. A cada minuto e a cada dia que passa, o discurso de Bolsonaro deixa marcas nos corpos dos brasileiros. Só nos últimos dez dias, houve relatos de 50 incidentes violentos, inclusive o assassinato de Mestre Môa, importante capoeirista da Bahia, esfaqueado até à morte depois de uma briga política.

Tal disseminação da violência (contra a “esculhambação”, nos seus próprios termos) e esta espécie de banalização do mal não são apenas uma proposta de programa de governo, mas um perigo real com implicações no nosso mundo comum.

Em Lisboa, na primeira volta das eleições (a 7 de Outubro), apoiantes de Bolsonaro provocaram e ameaçaram eleitores junto às urnas. Um dos vídeos sobre esses ataques partilhados nas redes sociais, mostra um rapaz novo afirmar com orgulho:
“- Sou italiano, sou branco e hetero. Sou fascista mesmo!”.

Apesar dos atentados aos direitos humanos e a defesa do extermínio dos povos e das minorias serem crime, tanto em Portugal como no Brasil, a campanha conduzida por Bolsonaro continua a não merecer sequer uma advertência pelos responsáveis eleitorais brasileiros.

Em Portugal temos ainda memória da ditadura e não abdicamos das conquistas de liberdades e democracia pós 25 de Abril, apesar de também por cá a violência aleatória se fazer sentir.

Reafirmamos os direitos ameaçados, solidários com o perigo iminente que o Brasil atravessa.

Perante este cenário, apelamos ao fim da violência! Chega de ódio, lutamos pela democracia no brasil!

Concentração dia 21 em Lisboa!
Domingo (21 de Outubro)
Largo de Camões, 15h-20h

------

Lista de subscritores (em actualização, aqui: https://www.facebook.com/maisdemocraciabrasil/)
  1. Atualização #1 Encerramento

    Criado em domingo, 14 de outubro de 2018

    actualização do local da concentração.



Qual a sua opinião?

Chega de ódio, pela democracia no Brasil e no mundo, para Apelo a todas as pessoas preocupadas com a situação social e política que se vive no Brasil foi criado por: Contra o Ódio, Pela Democracia no Brasil.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

409 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.