Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

EDUCADORES CATARINENSES PELA DEMOCRACIA

Para: CIDADÃS E CIDADÃOS CATARINENSES

MANIFESTO DE PROFESSORES, PESQUISADORES E ESTUDANTES CATARINENSES SOBRE O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES 2018

Ao longo do último ano, diante da intensificação da crise econômica e política brasileira e de seus reflexos catastróficos sobre os sistemas nacional e estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), pesquisadores, professores e estudantes de Santa Catarina vêm manifestando, reiteradamente, sua preocupação com o futuro da ciência e da educação, em todos os níveis, em nosso estado e em nosso país. Más notícias não faltaram e, frente a cada uma delas, a comunidade acadêmica manifestou-se, sempre em defesa de um modelo de desenvolvimento sustentável, fundamentado no conhecimento e amparado pelo mais autêntico espírito democrático.

Abrigamos entre nós estudiosos das mais variadas áreas do conhecimento e que se identificam, individualmente, com as mais variadas correntes políticas e ideológicas, votando em candidatos e partidos dos mais diversos. Reconhecemos, no entanto, que as eleições de 2018 podem (e devem) ter um peso decisivo, não apenas para o futuro da educação e da CT&I brasileiras, como também para a consolidação de nossa jovem democracia.

Preocupam-nos, em particular, manifestações de violência, verbal ou física, que vêm se acentuando assustadoramente em nossa sociedade ao longo do processo eleitoral. Por outro lado, tivemos em SC uma demonstração inequívoca de busca por um novo caminho político para o país. A questão primordial, no entanto, é o que este caminho aparentemente novo representa. Compreendemos que sentimentos de desilusão e revolta tendem a se expressar, por vezes de forma negativa, em momentos cruciais como esse. Sabemos no entanto que a democracia não pode estar calcada na desinformação, na irracionalidade e na intolerância. Tampouco ela pode flertar com soluções autoritárias e inconstitucionais, muitas das quais expressas de forma pública e contundente pelo candidato que liderou o pleito neste primeiro turno, ao longo de sua longa trajetória política.

Desta forma, coerentes com nosso papel de educadores, cientistas e defensores permanentes da democracia, vimos manifestar publicamente um conjunto de princípios fundamentais que defendemos - e pelos quais lutaremos - diante dos candidatos ou partidos que venham a ocupar os cargos de Governador de SC e Presidente do Brasil.

São eles:
- O urgente aumento dos investimentos públicos em educação, em todos os níveis.
- O forte e crescente investimento público em CT&I, abrangendo todas as áreas do conhecimento.
- Políticas públicas que garantam o uso sustentável de nossos recursos naturais, de forma a proteger nossa biodiversidade, levando em conta estudos científicos nacionais e internacionais.
- A garantia da liberdade acadêmica nos campos da pesquisa e do ensino, em todos os níveis.
- A defesa inegociável da ordem democrática baseada no conhecimento, inclusive no que tange as discussões sobre reformulação do sistema educacional brasileiro e catarinense.
- O repúdio a toda e qualquer forma de preconceito, violência e desrespeito à diversidade de nossa população, seja por questões de gênero, raça, posicionamento político, credo religioso ou orientação sexual.

(Ao assinar, coloque seu nome completo e informe se é estudante, professor(a), ou tem outra ocupação dentro ou fora do setor educacional. Informe também sua instituição, caso haja).

Assinantes e apoiadores iniciais:

Ademir Cazella, Professor CCA-UFSC
Ana Carolina Bosio, Estudante UFSC
André Báfica, Professor CCB-UFSC
André Ramos, Professor CCB-UFSC
Andreza Martins, Estudante UFSC
Antônio de Pádua Carobrez, Professor CCB-UFSC
Bibiana Paula Dambrós - Estudante UFSC
Bruna Lima Vieira, Estudante UFSC
Carlos José de Carvalho Pinto, Professor CCB-UFSC
Claudia M. O. Simões, Professora CCS-UFSC
Clóvis Dorigon, Pesquisador
Fábio Búrigo, Professor CCA-UFSC
Gisela Eggert Steindel, Professora FAED-UDESC
Irme Bonamigo, Professora Unochapecó
Juliano Ferreira, Professor CCB - UFSC
Lúcia Helena Martins Pacheco, Professora CTC -UFSC
Mário Steindel, Professor CCB-UFSC
Marlene Grade, Professora CCA-UFSC
Marlene Zanin, Professora CCS-UFSC
Maurício José Siewerdt, Professor Campus Chapecó - UFFS
Muryel de Carvalho Gonçalves, Pós-doutoranda FMC-UFSC
Norma Machado da Silva, Professora CCB-UFSC
Oscar Rover, Professor CCA-UFSC
Paulo Hofmann, Professor CCB-UFSC
Sérgio Luiz Alves Júnior, Professor Campus Chapecó - UFFS
Valmir Luiz Stropasolas, Professor CCA-UFSC

* Para ver quem mais está assinando, clique à direita em: "o que dizem os outros assinantes"


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

797 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.