Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

DIGA NÃO AO NOVO CADASTRO ÚNICO

Para: Trabalhadores da Política da Assistência Social - SUAS, Programa Bolsa Família e Cadastro Único, população em Geral.

O Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico, criado em 2001, é a principal ferramenta de identificação e caracterização das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Brasil. O CadUnico é a porta de entrada para diversos programas sociais e de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica- TSEE, entre outros.
As entrevistas das famílias para inserção no cadunico e o preenchimento dos formulários é de responsabilidade da gestão municipal através dos entrevistadores sociais, que tem papel fundamental e de extrema importância na coleta dos dados das famílias.
Em 2021, o atual governo federal propõe uma mudança no cadastro único, onde as famílias farão seus cadastros através de um aplicativo online, nos mesmos moldes do auxílio emergencial de 2020, excluindo assim, qualquer papel do município e do entrevistador social no ato da entrevista do Cadastro Único. Sabemos o quanto foi desgastante e as vezes conflituosa a falta de informações e acessos de muitas famílias e para a equipe técnica municipal a experiência com o aplicativo de cadastramento ao auxílio emergencial e principalmente sem o envolvimento das gestões municipais no processo.
Sabemos ainda, que Cadunico não é um registro administrativo. Por trás existe toda uma rede em âmbito municipal, estadual e federal, sendo uma alternativa de estar sempre em contato com a rede da Assistência Social e muito mais.
O que poderemos dizer para as famílias sem celular, sem acesso a Internet e sem manejo com a tecnologia?
Será que os usuários irão ao CRAS procurar outros serviços, mediante esta mudança?
O Cadastro Único e o Bolsa Família são mobilizadores dos usuários e estratégia de inclusão em outros programas e serviços e a visita dos mesmos para a atualização cadastral é um momento de identificação e inclusão em programas e serviços.

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ESTE DESMONTE E RETROCESSO ACONTEÇA. ASSINE AGORA MESMO A PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA AS MUDANÇAS DO CADASTRO ÚNICO PROPOSTAS PELO GOVERNO FEDERAL.

AJUDE A COMPARTILHAR ESTA PETIÇÃO.


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

23.983 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.