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Suspensão da apresentação presencial do TCC e prova de reposição online

Para: A/C Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD/UFF)

Nos sentimos muito insatisfeitos com toda a precarização dos cursos que fazemos parte (Gestão em Administração Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde Pública, turmas iniciadas em 2018/2) ao longo dos últimos meses e com a total falta de respeito com os alunos ao longo deste período. Mais uma vez temos o adiamento da data de apresentação do TCC e não temos previsão de quando ocorrerá a avaliação de reposição (reprovados em até 3 disciplinas), postergando novamente o encerramento do curso para além dos 18 meses letivos (duração máxima) previstos no regulamento interno do curso de pós-graduação lato sensu especialização da CEAD/UFF.

É sabido que tais problemas de gestão ocorrem mesmo antes de pandemia de Corona Vírus, com o corte constante de verbas, restrições de acesso à secretaria do curso (sem atendimento presencial), falta de comunicação entre alunos e administração (polo sem telefone), sem o apoio efetivo dos tutores presenciais nos polos aos quais escolhemos ter atendimento (tutores só compareciam com hora marcada), não tivemos acesso a carteirinha de estudante, muitos tampouco souberam o número de matrícula, ainda temos muitos estudantes sem qualquer feedback das etapas realizadas do TCC, entre outros problemas. Reiteramos que todo desenvolvimento acadêmico dos alunos nestes cursos de pós-graduação foi e ainda é muito difícil, fazendo com que muitos estudantes desistissem no meio do caminho.

O fato é que não queremos esperar mais tempo para concluir o curso!

Não há previsão de novas turmas e muito menos uma data final para este estado de calamidade declarado no Brasil, que nos remete a uma situação anormal cuja a vida do país e de todos está sendo afetada por questões de saúde pública. Já que o próprio regulamento interno prevê em seu capítulo V que os casos omissos e disposições gerais, regulamentados pelo art. 67.º, serão resolvidos pelo colegiado dos cursos, pedimos que tais mudanças sejam reavaliadas.

Queremos medidas de ajuste condizentes com a realidade, que levem em consideração a opinião discente, o ambiente social e o melhor atendimento para que todos que ainda aqui permanecem concluam os cursos. Gostaríamos que a coordenação geral da UFF e seu colegiado prevejam alternativas que:

• Possam substituir a apresentação presencial do TCC (defesa online, por exemplo). Ou mesmo antecipar os efeitos da resolução de nº 1, de 6 de abril de 2018, nos desobrigando da apresentação presencial do TCC.

• Que a avaliação de reposição seja aplicada de forma online (à distância) e para todos os alunos de turmas anteriores que estejam aguardando para realiza-la (medida plausível em um curso EAD onde não há obrigatoriedade de frequência e que não há previsão de novas turmas).

Estes pedidos são alicerçados no que já ocorre na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, nos cursos de mesma modalidade, onde as avaliações são aplicadas de forma online e o TCC é entregue via AR após aprovação à distância pelo corpo docente.

O Programa Nacional de Administração Pública (PNAP) completou 10 anos e estamos seguindo há 9 anos uma resolução tradicionalista da UFF (CEP/UFF 150/2010), que prevê que no trabalho final dos cursos de pós-graduação na modalidade a distância sejam necessárias as defesas do TCC presencialmente. A maioria das instituições de ensino superior já se adaptaram a nova resolução do MEC.

É muito mais relevante que possamos concluir o curso com dignidade e respeito do que possamos perde-lo em definitivo por não termos mais condições para acompanhar a prorrogação do cronograma acadêmico ou mesmo nos submeter a possibilidade de contágio por uma doença ainda desconhecida pela imposição desta coordenação da presença dos alunos no Polo Volta Redonda no mês de maio, haja visto que o auge da epidemia está previsto para este mês.

Nunca como antes, tais situações atípicas previram atitudes sensatas, inovadoras e relevantes na Gestão em Administração Pública, foco da nossa formação acadêmica.


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