https://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR85554
Diga NÃO ao future-se!
Para: Câmara dos Deputados
A Educação Superior está sob fortes ataques do governo Bolsonaro.
Além das sucessivas medidas de corte de verbas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) tomadas recentemente, que têm como única intenção sucatear as Universidades e Institutos Federais de todo o país, o governo também lançou através do Ministério da Educação (MEC) o Programa Future-se, trazendo ainda mais ataques ao ensino superior público.
Dentre as propostas, podemos destacar:
• Gestão por ONG’s – Organizações Não Governamentais poderão gerir e explorar o patrimônio das instituições, além das produções intelectuais de docentes e técnicos;
• Criação de fundo de financiamento para pesquisas gerado a partir da venda dos patrimônios das IFES e da cobrança de mensalidade nos cursos de pós-graduação;
• Prioridade para os departamentos institucionais que atraírem mais investimentos privados com tendência a eliminar cursos que não atendam à lógica de mercado;
• Criação de comitê para supervisionar a gestão das IFES eliminando o princípio de autonomia das universidades.
Diante dessas propostas, pode-se avaliar que a mercantilização e a privatização das Universidades Públicas é a meta desse governo, atendendo às recomendações contrárias ao interesse público contidas no relatório do Banco Mundial além de estar em sintonia com a Emenda Constitucional n. 95, que congelou por 20 anos os investimentos públicos em políticas sociais, inclusive na educação.
As Universidades Públicas brasileiras são responsáveis pela quase totalidade da pesquisa científica do país em todas as áreas: da filosofia à medicina; das artes às engenharias. Não há outras instituições que tenham contribuído de modo equivalente para o progresso do país. As universidades são os grandes produtores de conhecimento e, portanto, responsáveis por grande parte de nosso crescimento econômico ao longo da nossa história.
Essas medidas visam dificultar cada vez mais o ingresso da população de baixa renda na universidade. Aos pobres, basta saber ler e escrever. Aos abastados, todas as oportunidades para ingressar em uma boa universidade, na maioria das vezes a pública.
Nossas Universidades têm um compromisso inquestionável com a construção de um Brasil mais justo, mais humano, mais livre e mais igualitário, sendo um patrimônio da sociedade brasileira. Elas precisam ser defendidas de todas as maneiras possíveis.
Não podemos deixar que este governo acabe com as nossas universidades e institutos federais. Afinal, ele teve a maioria dos votos válidos, mas os votos não são a única forma de manifestação da vontade do povo em uma democracia, e o destino da nossa passa pelo destino de nossas universidades. Devemos, e vamos, lutar por elas.
Portanto, considere assinar e divulgar para que alcancemos o maior número de assinaturas, pois queremos pressionar o Congresso Nacional para que ponha um fim a este ataque brutal que é absolutamente contrário aos interesses da sociedade brasileira.