Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

PELA RECONSTRUÇÃO DA CAPELA DE SÃO JOAO BATISTA NO MUSEU NACIONAL

Para: Preservacionistas e Gente de Bem

Saiu hoje no Globo uma auspiciosa matéria mostrando que o Reitor do Cristo Redentor, o grande e querido Padre Omar esta fazendo uma virtuosa articulação para que a Capela de Sao Joao Batista, que um dia existiu dentro do Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista seja RECONSTRUIDA . Damos pleno e total apoio a essa ideia, que era defendida ate antes do Museu Nacional pegar fogo em 2018.
No período colonial, tanto em Portugal como no Brasil era comum a construção de uma Capela nas grandes mansoes ou nos palácios para a realização de missas mais íntimas e cerimonias da família. No Palácio da Quinta da Boa Vista nao foi diferente e D. Pedro II mandou construir - a partir da ampliação do palácio em 1850 - a Capela São João Baptista, também chamada de Capela Imperial.
Sabemos que a arquitetura dela era similar à Capela de Sao Pedro de Alcantara que outrora existiu dentro do antigo Hospício da Urca, hoje predio da UFRJ.
Sabemos que a capela de Sao Joao foi um monumental espaço religioso, distribuído entre o primeiro e o segundo pavimentos. O primeiro pavimento continha imagens e pinturas sacras e, seria bem espaçoso podendo acomodar um grande numero de pessoas. No segundo andar, a partir da foto do início do século XX , ja quando o local passou a ser utilizando para exposição de animais de grande porte, podemos imaginar à direita tribunas como ambientes nobres para familiares e visitantes assistirem à missa.
Todavia, em 1910, com as obras de adaptação do interior do Museu Nacional, praticamente todos os setores do palácio foram remodelados e o local da antiga Capela foi dividido: o segundo pavimento abrigou a biblioteca da instituição e o térreo ficou para o Departamento de Geologia e Paleontologia. Depois, quando a biblioteca foi realocada em outro setor do predio, a sala do segundo pavimento voltou a expor os grandes animais.
É curioso notar que fotografias, desenhos e documentos das partes internas do Palácio sao raros e a considerar a quase obsessão de D Pedro II fotografar e registrar tudo ao seu redor, é bem possível que essa documentação tenha sido destruída pelo Regime da epoca para que perdêssemos essas referencias históricas.

Lembrar que no mesmo ano de 1850 D Pedro II estava a construir outra capela na Urca ... a Capela de Sao Pedro de Alcantara, construída dentro do antigo Hospicio de D Pedro II ( hoje parte dos prédios da Fórum de Ciencia e Cultura da UFRJ ) . Lembrando também que a 28 de Março de 2011 a Capela de Sao Pedro de Alcantara pegou fogo e quase todo o patrimônio histórico se perdeu... Do incêndio foram salvos um crucifixo cuja cruz perdeu-se, uma imagem de Santa Rita em gesso, de 1,10m, alguns quadros e uma pequena parte do mobiliário. Em certos pontos a capela chegou a conter mais de um metro de entulho decorrente do desmoronamento do forro e do telhado.

Queremos ver a Capela de Sao João Batista reconstruída !


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

41 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.