Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

Pelo Adiamento do Retorno Presencial e pela Vacinação dos Profissionais das Escolas de Itapema / SC

Para: Prefeitura Municipal de Itapema

PELO ADIAMENTO DO RETORNO PRESENCIAL E VACINAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS DE ITAPEMA / SC.


Manifesto pela Vida, pelo Adiamento do Retorno Presencial às Aulas e Vacinação dos Profissionais das Escolas de Itapema / SC.

Itapema, 10 de fevereiro de 2021.

Educação é essencial, é uma premissa básica, direito garantido na Constituição, pilar fundamental de uma sociedade democrática. Mas não é mais essencial que a vida. A vida, que também é premissa básica e direito garantido na Constituição e o próprio pilar da existência. O ambiente escolar é, por si só, um convite a celebrar todos os dias a vida. Celebrar, questionar, conscientizar, respeitar, trocar, compartilhar, aprender, viver. As ações pedagógicas em cada espaço da escola são mediadas e vivenciadas por gente viva: crianças, jovens, adultos, seres humanos em constante contato e troca. É um território orgânico e dinâmico. Um território de movimento, contato e vida!

Como já é sabido, a pandemia exigiu novos hábitos de convivência e a escola foi fechada para evitar o contágio que, naquele momento (março de 2020) se iniciava no Brasil. O momento que vivemos agora (fevereiro de 2021), em que especialistas apontam uma segunda onda, quando o país soma mais de mil mortes diárias e com a circulação de novas cepas, NÃO PARECE COERENTE UM RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES.

Assistimos recentemente ao colapso ocorrido em Manaus (tanto na primeira quanto agora na segunda onda). As novas cepas, ao que indicam os estudos, são mais transmissíveis e já circulam em alguns Estados do país.

É consenso entre especialistas da área de infectologia que quanto maior for a propagação do vírus, maiores são as chances do surgimento de novas cepas mais infecciosas. Assim como no caso de todos os seres vivos, os vírus também passam pelo processo de seleção natural, só que de maneira exponencial.

Isto posto, a proposição do presente documento é o ADIAMENTO DO RETORNO, pautado em três questões relevantes e fundamentais do ponto de vista no contexto macro (pandemia no Brasil) e micro (situação da pandemia e características da região de Itapema-SC):

1- Estamos em plena temporada de verão e nossa cidade recebeu e ainda está recebendo uma quantidade grande de turistas, de diversas regiões do país. É visível e sabido por todos que houve descumprimento de regras sanitárias básicas como aglomerações nas praias e diversos estabelecimentos comerciais e a não utilização de máscara. Assim, não nos parece que temos um contexto de cuidados coerente com um retorno às aulas presenciais.

2- Uma dúvida que não cessa de nos fustigar: Os números regionais e situação do hospital da cidade e região, comportam potencial aumento de contágios devido ao maior número de circulação de pessoas?

3- Estamos às vésperas da imunização dos profissionais da educação. Já que crianças e adolescentes não poderão se vacinar em um primeiro momento, não seria mais prudente salva-guardar esse grupo etário com a vacinação dos professores e profissionais da educação?

No futuro próximo, a escola terá um papel fundamental no esclarecimento de questões ligadas a pandemia e as consequências que ela deixará. Será preciso um grande trabalho, um grande esforço para recuperarmos e elaborarmos em nossas vidas todo esse processo vivenciado e que afetou tanto as comunidades escolares ao redor do mundo. Nossos estudantes merecem saber e ter certeza lá na frente que foram protegidos pela sociedade e que todo o esforço foi feito para mantê-los saudáveis e vivos.

E É JUSTAMENTE EM DEFESA DA VIDA QUE REIVINDICAMOS O ADIAMENTO DO RETORNO
PRESENCIAL E VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS!


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

4 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.