http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR86388
Sou Pela Reorganização do Transporte Público Na Zona Oeste do Rio de janeiro
Para: Ao prefeito Marcelo Crivela - Responsável pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e ao Sr Paulo Cesar Amendola de Souza, Secretário Municipal de Transportes - Responsável pela SMTR
Nós moradores da Cidade do Rio de Janeiro, no uso de nossas atribuições cidadãs e democráticas, em especial residentes na Zona Oeste desta capital, vimos por meio deste documento público dar ciência e tornar registrado de fato, a nossa mais pura indignação contra o descaso e abandono com que estamos sendo tratados nas questões de "TRANSPORTES PÚBLICOS" e suas mais diferentes políticas. Uma vez que tem se tornado inadmissível a reincidente falta de respeito pelos administradores da área afim conosco. Tanto a Prefeitura do Rio, quanto a SMTR são responsáveis diretas pela organização, legislação e supervisão da mobilidade na cidade. Conforme detalhado pela própria prefeitura em sua página: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr/exibeconteudo?id=6254448. E, ainda mais grave, se trouxermos a evidência o que pauta o DECRETO Nº 44728 12 DE JULHO DE 2018 que versa sobre a "GRATUIDADE DE TRANSPORTE" , no seu todo, mas com destaque em suas "CONSIDERAÇÕES". Visto que na 4ª consideração do referido texto, assim está anotado:
" - CONSIDERANDO que a integração dos transportes públicos urbanos aos demais meios de transporte coletivo constitui providência indispensável e enseja previsíveis benefícios aos cidadãos que utilizam os serviços públicos de transporte, bem como à qualidade de vida na Cidade;".
Isto posto buscamos saber do Sr Marcelo Crivela, que por ter caráter cristão deve além do dever administrativo, usar sua base doutrinária quanto o trato ao próximo.... e da mesma forma o Sr Coronel Paulo César Amendola de Souza, criador da Guarda Municipal ( da qual tive orgulho de fazer parte da primeira turma ) e fundador do BOPE, que agregam ao seu perfil características de exímio administrador, POR QUE MOTIVOS OS TRANSPORTES PÚBLICOS ESTÃO ENTREGUES LITERALMENTE ÁS BARATAS NA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO ?
a) A Empresa de Transportes Oeste, não paga seus motoristas já há cinco meses..... ( Cadê a supervisão ?
b) Os ônibus que integram as Comunidades de Santa Cruz, Paciência e outros aos terminais de Campo Grande ( ramal de ligação para o Centro da Cidade e Barra e Zona Sul ) simplesmente não existem , pois demoram "mais de uma hora para passar".... e não raro são ás ocasiões em que apenas "uma unidade coletiva - Um ônibus" faz a linha......
c) Estes mesmos ônibus estão sucateados, sem ar condicionado ( como determina a portaria municipal ), em mau estado de conservação, sem o funcionamento adequado das campainhas, com a validade da desintetização vencido com insetos percorrendo os corredores, sem a limpeza e higiene adequadas ao transporte de pessoas em geral.
d) Os itinerários e os horários são impossíveis de prever , prejudicando trabalhadores e estudantes, de honrarem seus compromissos e quando não chegam atrasados... deixar de ir aos seus respectivos locais, por que os coletivos os deixam para trás por conta da lotação.
e) Os atrasos causados pela lentidão dos leitores de cartões, que estão em péssimo estado, e por vezes não leem os cartões. Isso aliado ao "sistema de cobrança paralelo - que não será detalhado aqui - que causa além de transtornos pessoais, ainda causam atrasos , pelos óbvios motivos.
DESEJAMOS QUE SEJAM EMPREENDIDAS AS SEGUINTES MEDIDAS A NÍVEL DE URGÊNCIA:
1) Imediata fiscalização dos borderôs das linhas e empresas da Zona Oeste, a fim de verificar faltas e atrasos dos coletivos e efetuar ações no sentido de impedir que isso continue a acontecer.
2) Repôr as linhas diretas que ligam Santa Cruz e Bairros , diretamente ao Centro da Cidade, Barra e Zona Sul. Como era o caso das linhas 390, 399 e 882 ( Só para citar algumas - visto que o BRT encontra-se ineficiente para atender a demanda nesses trajetos ).
3) Melhoria da Qualidade e do Conforto nos coletivos que atendem a população da Zona Oeste, em especial de Santa Cruz, Paciência e bairros. Visto que a tarifa cobrada contempla essa reivindicação ( que caso , não possa ser atendida... que haja uma diminuição da tarifa na proporção correspondente a falta )
4) Tornar urgente a nova licitação para que haja novas empresas em concessão para atender o povo que não aguenta mais ser tratado desta maneira tão desumana e degradante.
ESTAREMOS ACOMPANHANDO AS AÇÕES DESENVOLVIDAS E DANDO VISIBILIDADE, TANTO NO SENTIDO DE FOMENTAR ELOGIOS , QUANTO CRÍTICAS AOS RESPONSÁVEIS POR ATENDER ESSA DEMANDA.
|
Assinaram o abaixo-assinado
35
Assinantes
O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.
|