http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR86058
CARTA-GENTILEZA PARA UMA CULTURA DE PAZ MUNDIAL (Países de Língua Portuguesa)
Para: Contamos com a adesão de pessoas físicas, empresas, políticos, artistas, líderes religiosos e terceiro setor.
A Carta-Gentileza é o nome do Termo de Compromisso individual e coletivo na prática da Gentileza, seja em casa, no trabalho, no templo religioso, na política, etc. Trata-se de uma forma de conscientizar, comover e envolver a sociedade na adoção de um comportamento gentil, que inclui a solidariedade, respeito, tolerância, generosidade, educação, inclusão e caridade.
Há a necessidade de um despertar de consciência. Nos acostumamos a reclamar, a questionar, a criticar e a julgar, mas não fomos ensinados a praticar o bem sem esperar nada em troca, pois crescemos ouvindo os mais velhos dizerem que o mundo pertencia aos mais espertos. A Gentileza merece ocupar seu espaço na sociedade, especialmente nas empresas, grupos religiosos, escolas, universidades, órgãos públicos e, principalmente, na consciência humana.
A coleta de assinaturas na Carta-Gentileza reforça a importância de se discutir o tema, de trazer à tona de forma expressiva sua importância, de elaborar e colocar em prática programas realmente eficazes que promovam a mudança de comportamento do ser humano em ambientes coletivos. Ao assinar a Carta, o indivíduo estabelece com a Gentileza um compromisso moral e emocional de se engajar nessa prática, além de se assemelhar ao universo de pessoas que desejam o melhor para o mundo.
Os objetivos da Carta englobam, em sua essência, a percepção do semelhante, a preocupação com quem está ao seu lado, a sensibilização de que uma atitude pode impactar positiva ou negativamente alguém ou um coletivo, a inclusão de segregados ao todo, a união das diferenças, a despolarização de regiões e o diálogo entre partes que não se toleram (por exemplo, grupos rivais políticos ou religiosos).
A Carta-Gentileza é uma esperança para a nossa sociedade. É um apelo que a humanidade faz as lideranças mundiais, é um apelo que vibra e que esperamos chamar a atenção individual e coletiva para a transformação de tantas situações que nos incomodam e que interferem diretamente nas nossas vidas.
Desejamos formar uma Cultura de Paz mundial. Para isso, sua adesão é fundamental. A união de propósitos nos levará à uma mudança tão desejada para a sociedade global.
Com otimismo e fé,
Luiz Gabriel Tiago – Sr. Gentileza
Brasileiro, cidadão, fundador da Rede Mundial de Gentileza Pontinho de Luz
LEIA A CARTA-GENTILEZA:
CARTA-GENTILEZA
A Gentileza é uma das virtudes mais nobres de um ser humano e a sua prática é uma ferramenta poderosa de transformação da sociedade – servindo de exemplo e promovendo uma mudança de comportamento individual e coletivo.
Eu estou disposto a ser modelo na prática gentil e me comprometo a ser um agente de propagação da Gentileza em qualquer lugar e em qualquer grupo que eu faça parte. Tenho ciência da responsabilidade a mim confiada e me responsabilizo, ao assinar essa Carta, em ser um pacificador que promoverá a união, o respeito, a solidariedade, a inclusão, a educação, a generosidade e a preocupação com o ser humano em sua integralidade.
Desejo muito que as pessoas sejam cordiais, delicadas e preocupadas com o seu semelhante. Desejo que todos ao meu redor sejam educados e estejam dispostos a estender a mão a quem precisar. Desejo uma sociedade dedicada à prática gentil onde todos possam conviver harmoniosamente, seja em casa, no trabalho, nas ruas, nas praças, nos meios de transporte, no trânsito, nos hospitais, nas escolas e universidades, nos templos religiosos, nos órgãos públicos ou em qualquer outro lugar onde haja um coletivo.
Serei comprometido a engajar minha família, amigos, colegas de trabalho e todos que eu puder no desenvolvimento e implantação de uma cultura de paz no meu bairro, cidade, estado e país, tendo como lema a Gentileza e todos os seus desdobramentos.
Acredito e confio na força da prática gentil. Serei modelo e referência para as pessoas que convivem comigo, especialmente para as crianças, e privilegiando o atendimento aos mais necessitados como as pessoas e famílias em condição de miséria, vulnerabilidade social, em situação de risco e segregados.
|
Assinaram o abaixo-assinado
334
Assinantes
O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.
|