http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR87316
Instalação de redutores de velocidade na estrada União Indústria
Para: Prefeitura Municipal de Petrópolis
Nós moradores do condomínio Palmeiras do Prado, localizado no No. 3358 da Estrada União Indústria em Corrêas, Petrópolis, gostaríamos de solicitar à Prefeitura de Petrópolis, que instale redutores de velocidade (quebra-molas) nas proximidades do condomínio, afim de garantir uma entrada e saída mais segura para os moradores, funcionário, prestadores de serviço e eventuais visitantes.
Atualmente, o trecho que vai do terminal rodoviário de Corrêas (no. 1132), até a ponte da praça de Corrêas (No. 4385) - um percurso de 1.3 km - não possui nenhum redutor de velocidade. havia fiscalização eletrônica no passado, contudo, há mais de 5 anos que os mesmos estão desativados (fonte: Anuário estatístico de acidentes de trânsito - CPTRANS 2018).
tamanha extensão somada a imprudência e desrespeito às leis e sinalizações existentes, por parte de alguns condutores, velocidades superiores à 100km/h são frequentes.
Tal situação coloca em risco a segurança de todos aqueles que vivem ou frequentam, não só o condomínio, mas também o comércio, igrejas ou academias; além daqueles que utilizam a via pública para se deslocar para seus trabalhos, ou apenas para prática de alguma atividade física.
Dados do último Anuário estatístico de acidentes de trânsito, publicado pelo em 2019 pela CPTRANS, indicam que a estrada união Indústria é a via com o maior número de acidentes de toda a cidade, totalizando 300 (51% de todos os acidentes da cidade) no ano de 2018, dos quais, 2 deixaram vítimas fatais. adicionalmente, o mapa de calo, também disponível no documento citado, mostra que a região - desde o terminal rodoviário de Corrêas até a altura da ponte da praça de Corrêas - apresenta coloração avermelhada, indicando alta ocorrência de acidentes.
Link para visualização e download do documento mensionado: https://web2.petropolis.rj.gov.br/cptrans/index.php/anuario-estatistico?download=353:estatisticas-de-acidentes-de-transito-anuario-2018
Atenciosamente,
Moradores do Condomínio Palmeiras do Prado e