http://peticaopopular.com.br/view.aspx?pi=BR85810
Queima de fogos no final do ano com fogos sem estampido
Para: Exmo senhor Prefeito de Itajubá Rodrigo Riera
Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Rodrigo Riera.
Os cidadãos abaixo-assinados solicitam de Vossa Excelência a substituição da queima de fogos com estampido para uma queima de fogos sem estampido, os conhecidos fogos silenciosos, durantes as festividades de final de ano e outras realizadas pelo município, seguindo assim o exemplo das cidades brasileiras de São Paulo, Campos do Jordão, Brasópolis, Poços de Caldas, Florianópolis, Ubatuba, Ilhabela, dentre outras.
A queima de fogos de artifício é costume tradicional em muitos países. Apesar dessa prática ser apreciada por alguns, ela pode causar danos irreversíveis às pessoas, animais e ambiente.
Em humanos, a queima de fogos de artifícios pode causar o amputamento de membros, estresse nas crianças, incômodo nas pessoas em leitos de hospitais e asilos, morte, ataque epilético, desnorteamento, surdez e ataque cardíaco.
O barulho de fogos de artifício é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, já que crianças e adultos com autismo podem apresentar de maneira mais ou menos intensa dificuldades no processamento sensorial.
Além disso, o ruído produz desconforto também para doentes hospitalizados, crianças com deficiência, idosos e crianças de colo.
Nos animais, as reações em decorrência do barulho de fogos de artifício são comportamentais, como estresse, ansiedade e até ataques cardíacos.
Os efeitos causados nos animais (principalmente os silvestres) são difíceis de serem percebidos e quantificados, o que indica que os impactos nocivos dessa atividade nos animais são subnotificados. O barulho, associado ao medo, desencadeia respostas fisiológicas de estresse, por meio da ativação do sistema neuroendócrino, que resulta em uma resposta de luta ou fuga, observada por meio do aumento da frequência cardíaca, vasoconstrição periférica, dilatação da pupila, piloereção e alterações no metabolismo da glicose.
Diante disso, pedimos atenção do Poder Executivo Municipal, com a certeza de que teremos nosso pleito atendido.