Em setembro de 2024, cortes no orçamento determinados pelo Ministério da Cultura implicaram a paralisação quase total das atividades do Centro Técnico Audiovisual (CTAv). Diante da importância da instituição para a comunidade cinematográfica, da riqueza de seu acervo iconográfico e audiovisual e da presença de um corpo funcional altamente qualificado, pedimos a reabertura imediata da instituição.
O Centro Técnico Audiovisual (CTAv) faz parte da estrutura da Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) e é, há 40 anos, uma referência na formação de profissionais, no apoio à produção e na preservação de acervos audiovisuais.
Criado em 1985, por meio de acordo de cooperação técnica Brasil - Canadá, além de fomentar a animação brasileira, que floresceu desde então, o CTAv tornou-se um importante pólo de apoio não somente à produção independente do Rio de Janeiro, mas de todo o país.
Herdeiro dos acervos do Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), Instituto Nacional do Cinema (INC), entre outros, a instituição construiu um valioso acervo composto de cerca de
24 mil itens, sendo mais de 15.700 em película cinematográfica e de 8.300 em mídias eletrônicas analógicas e digitais. O acervo abriga a extensa obra de Humberto Mauro, imagens antigas da nossa cidade que testemunham as suas transformações; as primeiras imagens de Carmen Miranda como baiana e Dorival Caymmi como seu mentor; as históricas entrevistas da série SRTV sobre o cinema brasileiro; além de matrizes e cópias de filmes de cineastas, dos mais iniciantes aos mais renomados.
Todos esses materiais, inclusive os iconográficos, são disponibilizados a estudantes, pesquisadores e produtores, de forma descomplicada e sem custos, cumprindo plenamente a missão de unidade do MinC de preservação e difusão do cinema brasileiro no Rio de Janeiro. Quando a Cinemateca Brasileira permaneceu mais de um ano fechada, o CTAv desempenhou um papel fundamental no apoio à produção dos filmes com cessão de imagens de arquivo, bem como no empréstimo de cópias para a exibição — atividades que teriam sido paralisadas não fosse a persistência do Centro em funcionar.
Em setembro de 2024, cortes no orçamento determinados pelo Ministério da Cultura implicaram não só na suspensão dos contratos de cerca de 30 funcionários terceirizados, como no adiamento da conclusão da obra do prédio antigo da Av. Brasil, iniciada em 2022 e estava prevista para acabar em novembro deste ano.
Esta interrupção de atividades, que representa uma economia de cerca de 1 milhão e 400 mil reais para os cofres públicos, implicou na suspensão dos contratos com as empresas prestadores de serviços que empregavam cerca de trinta funcionários, entre a equipe de limpeza, o pessoal administrativo (encarregado da logística dos edifícios), da equipe altamente especializada a cargo das atividades de pesquisa e da preservação audiovisual (que garantia a revisão sistemática do acervo, essencial à sua conservação, bem como o atendimento aos pesquisadores e às demandas de difusão), desde o mês de outubro. Além disso, ocorreram reduções na manutenção preventiva do ar condicionado, essencial para a conservação do acervo, numa área onde há frequentes falhas na corrente elétrica, ocasionando oscilações de temperatura e umidade propensas a afetar a conservação do acervo.
Por mais que se justifique a necessidade de cortes orçamentários, não se pode paralisar instituições de fundamental importância para o audiovisual brasileiro, muito menos pôr em risco a preservação de nosso patrimônio audiovisual. Esta pequena economia pode resultar em prejuízos futuros muito maiores, alguns talvez irreversíveis.
As entidades aqui subscritas e a sociedade civil manifestam a necessidade urgente de que o CTAv retome suas atividades com dignas condições estruturais, técnicas e de pessoal, a fim de dar continuidade aos excelentes serviços que vem prestando às comunidades vizinhas ao Centro, a cineastas, pesquisadores, preservadores, animadores e amantes do cinema em geral, da cidade e do estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil.
ABPA - Associação Brasileira de Preservação Audiovisual
ABRA - Associação Brasileira de Autores Roteiristas
ABRACI - Associação Brasileira de Cineastas
ABRANIMA - Associação Brasileira de Empresas Produtoras de Animação
Apaci - Associação Paulista de Cineastas
APAN - Associação de Profissionais do Audiovisual Negro
API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro
PAVIC - Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo
Sicav - Sindicato da Indústria Audiovisual
Sindcine - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal
Stic -Sindicato Interestadual Dos Trabalhadores Na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual
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