Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é fundamental.

EM DEFESA DA MATRÍCULA DOS COTISTAS NA UFRGS!

Para: Estudantes da UFRGS

A política de ataques massivos contra o ensino público continua: o começo do ano letivo da UFRGS foi marcado por uma ocupação da reitoria protagonizada pelo movimento negro e estudantil, resistindo contra as mudanças, aplicadas pelo reitor Rui Oppermann, na comissão de aferição de cotas raciais e em defesa dos alunos indeferidos - o maior número já presenciado na UFRGS. As políticas burocratizantes e de total ignorância sobre o contexto do Rio Grande do Sul (que havia passado por uma das maiores greves de professores da década) levaram ao indeferimento e consequente perda de vagas de centenas de cotistas socioeconômicos e de escolas públicas.

A reitoria, se utilizando de uma argumentação mecânica e descontextualizada da realidade do Estado, impediu que os alunos das escolas públicas de greve, que tiveram que recuperar o ano letivo e não tinham seu atestado de matrícula na data prevista pelo edital do vestibular 2018, pudessem se matricular na instituição. Os estudantes que entravam por cotas socioeconômicas também tiveram que esperar meses por uma resposta (quase sempre negativa) sobre a situação de suas matrículas. Um dos fatos que também marcou o começo das aulas foi a total falta de acessibilidade, impedindo a permanência dos mesmos na instituição, para os alunos que entraram pela cota de Pessoas com Deficiências.

Por isso, é preciso criar uma frente unificada de todos os setores da UFRGS (estudantes, técnicos, docentes e terceirizados), contra os ataques ao ensino superior público, em especial, contra os ataques aos direitos dos alunos cotistas! Temos que reivindicar a reintegração imediata dos estudantes que tiveram suas vagas renunciadas, a matrícula regular, acessibilidade dos estudantes PCDs (Pessoas com Deficiência) e a permanência de todos nesse espaço de que é nosso por direito!

VEM GARANTIR A VAGA DAS E DOS COTISTAS COM A GENTE!
PELA READMISSÃO TOTAL DOS ESTUDANTES INDEFERIDOS!


Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Popular que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixo-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo no seguinte link Contatar Autor
Assinaram o
abaixo-assinado

18 Assinantes

O seu apoio a esta causa é muito importante. Esta causa pode ser a causa de todos. Assine o Abaixo-Assinado.